Xeque ao Rei. Fognini despacha Nadal rumo à final em Monte Carlo

Por José Morgado - Abril 20, 2019

Rafael Nadal, número dois mundial e incontestavelmente o melhor tenista de sempre em terra batida, sofreu este sábado uma rara derrota na sua superfície favorita, ao perder com o italiano Fabio Fognini nas meias-finais do ATP Masters 1000 de Monte Carlo, no Mónaco, prova que já venceu por… 11 ocasiões e na qual tinha uma série de 18 vitórias consecutivas desde que perdeu nas meias-finais de 2015, para Novak Djokovic.

Num encontro absolutamente dominado pelo italiano, Fognini ainda esteve a perder com break de desvantagem na primeira partida, mas deu a volta, agarrou o ascendente e atuando em estado de graça, com winners de todos os lados, acabou por triunfar por 6-4 e 6-2, em 1h37. O resultado poderia ter sido ainda mais esclarecedor, já que Fognini, de 31 anos, chegou a liderar por 5-0 e 40-0 na segunda partida. Nadal evitou sofrer o seu primeiro pneu em terra batida desde a final do ATP Masters 1000 de Hamburgo… em 2007, diante de Roger Federer.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1119625622781943809

Fognini, 18.º do ranking ATP, apura-se para a sua primeira final da carreira em torneios Masters 1000, onde vai defrontar o sérvio Dusan Lajovic, 48.º. O sérvio já havia surpreendido na primeira meia-final ao derrotar Daniil Medvedev. Fognini e Lajovic nunca se defrontaram. O italiano procura o seu 9.º título da carreira e o sérvio… o primeiro.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt