BOMBA! Ash Barty retira-se do ténis aos 25 anos e no topo do ranking

Por José Morgado - Março 23, 2022

É uma das notícias mais surpreendentes da história recente do ténis mundial. Ashleigh Barty, número um do Mundo e campeã do Australian Open há apenas dois meses, anunciou esta quarta-feira a sua retirada do ténis, com apenas 25 anos e numa altura em que está no topo da modalidade.

Barty não competia precisamente desde a final do Australian Open, quando derrotou a norte-americana Danielle Collins para conquistar o seu terceiro título de Grand Slam e consumar o último dos seus sonhos: conquistar o Grand Slam do seu país, quebrando um longo jejum para um país habituado a ter grandes campeãs.

Grande figura da modalidade e inspiração para muitos no seu país e um pouco por todo o Mundo, Barty soma 119 semanas no topo do ranking WTA e já é nesta altura a sétima jogadora mais tempo passado no topo, apenas superada pelas lendárias Steffi Graf, Martina Navratilova, Serena Williams, Chris Evert, Martina Hingis e Monica Seles.

Barty retirou-se uma primeira vez com 17 anos para jogar críquete profissionalmente, mas agora garante que vai ser diferente. O anúncio foi feito à sua maneira: num vídeo de Instagram em que é entrevistada pela sua grande amiga e ex-parceira de pares Casey Dellacqua, que foi decisiva para ‘retirá-la’ da sua primeira reforma. A emoção foi evidente…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.instagram.com/tv/Cbbbr7xBX7N/?utm_medium=copy_link

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt