Bia Haddad leva grande virada de Cirstea no encontro mais longo da temporada no Dubai

Por Gustavo Cipriano - Fevereiro 20, 2023
Bia-Haddad-Maia-Doha
Divulgação/WTA

Bia Haddad Maia caiu esta segunda-feira (20) na primeira ronda do WTA 1000 de Dubai. A brasileira deixou o torneio após sofrer uma virada incrível na estreia contra a romena Sorana Cirstea, naquele que foi o jogo mais longo da temporada até aqui.

O placard final do confronto foi de 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 7-6(7) e 7-5, em 3h32. Essa é a maior duração de uma partida na temporada WTA até aqui, superando o duelo entre Paula Badosa e Liudmila Samsonova, também no Dubai neste último domingo (19). Esse último duelo demorou 3h22.

A segunda etapa isoladamente demorou quase 1h30, momento em que Bia poderia ter finalizado o jogo, mas não conseguiu. Ela teve dois match points, sendo um no seu serviço no tie-break, e perdeu a chance com erros não-forçados. Cirstea também poderia ter garantido a parcial para si de modo antecipado, ao sacar em 5-3 ainda no decorrer regular do set.

Cabeça de chave número onze, a brasileira foi mais agressiva na maior parte dos pontos, perdendo ou ganhando de acordo com erros ou acertos seus. A belga, porém, também soube se impor quando precisava, nos momentos importantes, principalmente quando estava atrás do placar. O fato de “não ter nada a perder” fazia diferença para que jogasse sem medo.

No primeiro set, os serviços das tenistas estavam em dia e quase não houve break points. Bia Haddad aproveitou uma das poucas chances que teve, no penúltimo game, e garantiu a quebra para finalizar em seguida no seu saque. Já a última etapa, de uma hora e nove minutos de duração, foi bastante tensa assim como a segunda, repleta de reviravoltas. A brasileira chegou a liderar por 4-1 após troca de quebras no início, perdeu a vantagem, não conseguiu aproveitar mais alguns break points em seguida e, por fim, acabou cedendo o jogo após longo game de serviço no 5-5.

Cirstea fechou a conta depois no seu saque e despachou a paulistana do torneio. Ela enfrentará a checa Karolina Muchova na próxima ronda.

Bia Haddad Maia ainda disputa a chave de duplas ao lado da checa Marie Bouzkova.

Me formei em jornalismo em 2014. Já tive experiências com jornalismo esportivo na ESPN, Vavel Brasil, Tênis News e EST 3. Fui repórter de cultura do Diário do Grande ABC e redator no Showmetech também. Sou apaixonado por esportes e cultura. Meu interesse por tênis começou ainda na faculdade, quando comecei a acompanhar todos os torneios. Fiz cobertura própria de todos os Grand Slams nas redes sociais. Atualmente (2022), além do Bola Amarela Brasil, escrevo sobre esportes no geral para a Vavel Brasil; e sobre games como colunista para o Observatório de Games. Escrevo também para minha página pessoal sobre filmes, séries e teatro nas redes sociais (@culturacaopage). Faço ainda parte do time de Relações Públicas da LATAM Intersect PR também.