ITF Oeiras. Cinco portuguesas perto de se juntarem às oito que já estão no QPrincipal

Por admin - Junho 13, 2016

Pelo segundo dia consecutivo, a fase de qualificação da Women’s Oeiras Magnesium-OK Cup assistiu a cinco vitórias portuguesas naquela que é a primeira edição do torneio ITF de 10.000 dólares que a Federação Portuguesa de Ténis está a organizar no Clube Escola de Ténis de Oeiras.

No mesmo dia em que ficou a conhecer-se a sorte do quadro principal, que para já conta garantidamente com oito jogadoras nacionais, Cláudia Gaspar, Marta Oliveira, Ana Filipa Santos, Raquel Mateus e Ema Gil Pires mantiveram a esperança de também elas acederem à melhor grelha de participantes do evento pontuável para o ranking WTA.

Ana Filipa Santos foi a primeira a carimbar rumo à fase decisiva do qualifying. Diante de Esther Thebault, a tenista de 20 anos, treinada por Tiago Teixeira, precisou de três partidas para levar de vencida a francesa pelos parciais de 6-4, 5-7 e 6-3. Esta segunda-feira, a partir das 12 horas, Santos jogará o acesso ao quadro principal com a ucraniana Kateryna Baranivska.

No Court Central do Clube Escola de Ténis de Oeiras, o primeiro duelo cem por cento luso da jornada assistiu ao triunfo de Cláudia Gaspar sobre Patrícia Martins com um duplo 6-4. A britânica Laura Sainsbury será o último obstáculo da atleta do Centro Internacional de Ténis de Leiria à entrada para o quadro principal, jogando-se esse encontro nunca antes das 13 horas.

Também de Leiria, mas com sorte diferente, Mariana Oliveira foi incapaz de se superiorizar a Raquel Mateus, com a jogadora do Clube de Ténis do Porto a vencer por 6-4 e 6-1, marcando encontro da ronda de qualificação com a lituana Gerda Zykute.

Com apenas 17 anos, Marta Oliveira ficou igualmente a um triunfo do quadro principal, após vitória este domingo sobre a compatriota Beatriz Abreu, do Clube de Ténis de Braga, por 6-1 e 6-3. A jogadora Sub-18 do Clube de Campo da Quinta da Moura mede forças esta segunda-feira com a espanhola Marina Rodriguez Garcia (nunca antes das 14h30).

A derradeira vitória portuguesa na segunda jornada do qualifying voltou a ter o cunho de uma atleta da “casa”. Ema Gil Pires, de 18 anos, anulou a desvantagem de um set a zero frente a Mariami Akhalaia, acabando por derrotar a moldava pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-3. Esta segunda-feira, no court central do “seu” Clube Escola de Ténis de Oeiras, a jogadora da Cunha e Silva Tennis Academy medirá forças com Andrea Ka, nunca antes das 13 horas.

Com cinco representantes lusas ainda na fase de qualificação, o quadro principal viu o seu sorteio realizar-se este domingo pelo juíz-árbitro grego, Dimitris Saratzidis – ficando a conhecer-se a sorte das oito tenistas nacionais já colocadas na melhor grelha de participantes.

Por capricho da sorte, Bárbara Luz e Rita Vilaça – duas das convidadas da organização – irão defrontar-se já esta segunda-feira, a partir das 14h30, numa jornada que verá ainda em acção Joana Vale Costa, Inês Mesquita (wild card) e Sara Lança (wild card). Inês Murta e Cláudia Cianci deverão estrear-se na terça-feira frente a tenistas oriundas do qualifying, ao passo que Maria João Koehler jogará a ronda inaugural diante da espanhola Ainhoa Atucha Gomez.

Portuguesas em acção esta segunda-feira:

QUALIFYING

Nunca antes das 12h: Kateryna Baranivska (Ucrânia) v. Ana Filipa Santos

Nunca antes das 13h: Ema Gil Pires v. Andrea Ka (Cambodja); Laura Sainsbury (Grã-Bretanha) v. Cláudia Gaspar

Nunca antes das 14h30: Raquel Mateus v. Gerda Zykute (Lituânia); Marina Rodriguez Garcia (Espanha) v. Marta Oliveira

QUADRO PRINCIPAL

Nunca antes das 14h30: Rita Vilaça (WC) v. Bárbara Luz (WC)

Nunca antes das 16h: Sara Lança (WC) v. Angelique Svinos (Austrália); Joana Vale Costa v. Laetitia Sarrazin (França, cs.5); Inês Mesquita (WC) v. Beatriz Magdalena Flores (México)

  • Categorias:
  • ITF