Ucrânia-Portugal, 3-1. João Sousa não evita derrota de Portugal em Bucha

Por José Morgado - Setembro 15, 2018
Viana do Castelo 17-07-2015 Taça Davis em Viana do Castelo Portugal vs Finlandia. João Sousa FOTO © Octávio Passos

João Sousa, número um nacional e atualmente o 49.º posto do ranking ATP, voltou a mostrar este sábado toda a sua qualidade e coração, mas não conseguiu evitar a derrota portuguesa diante da Ucrânia, por 3-1, na primeira ronda do Playoff de permanência no Grupo 1 da Zona Europa/África da Taça Davis, em Bucha, nos arredores de Kiev.

O vimaranense de 29 anos perdeu com Sergyi Stakhovsky, número 142 ATP e antigo top 50 mundial, por 6-2, 4-6 e 6-4, em quase duas horas de batalha. Sousa chegou a ter 0-40 de vantagem por 4-4 no terceiro set, mas não aproveitou as oportunidades e acabou quebrado no jogo seguinte de forma fatal.

Portugal volta a jogar na Taça Davis ainda este ano, em outubro, recebendo a África do Sul para tentar, aí sim, assegurar a manutenção no Grupo 1.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt