João Sousa ultrapassa carismático Dustin Brown em cinco ‘sets’ e AVANÇA à segunda ronda em Melbourne

Por admin - Janeiro 15, 2018

João Sousa, que esta semana desceu 11 lugares até ao 70.º posto do ranking ATP, entrou na edição de 2018 do Australian Open com uma vitória rumo à segunda ronda do quadro principal em Melbourne Park, melhorando o resultado alcançado em 2017, em que foi afastado logo na eliminatória inaugural depois de ter estado em vantagem por 2-0 em sets frente ao australiano Jordan Thompson.

A defrontar um jogador oriundo da fase de qualificação, o número um português contrariou os ataques do carismático alemão Dustin Brown, 129.º da hierarquia mundial, e triunfou pelos parciais de 6-4, 6-3, 4-6, 6-7(4) e 6-1, em 2h51, num encontro de cinco sets inevitavelmente marcado pelo padrão de jogo do alemão, que complicou a vida de Sousa com bons serviços e constantes subidas à rede.

O pupilo de Frederico Marques, que havia sido derrotado pelo jogador alemão na primeira ronda de Wimbledon, esteve a dois pontos da vitória a 5-4 e a 6-5 no quarto set, mas só conseguiu selar o triunfo na estreia, ao quarto match point, numa quinta partida, na qual dominou por completo o rumo dos acontecimentos.

Na segunda eliminatória, João Sousa, que atingiu a terceira ronda tanto em 2015 como em 2016 – perdeu sempre para o escocês Andy Murray -, tem pela frente o croata Marin Cilic, número seis da tabela ATP, que na jornada de hoje eliminou o qualifier canadiano Vasek Pospisil, por 6-2, 6-2, 4-6 e 7-6(5).

Este será o quarto duelo entre Sousa e Cilic, primeiro desde 2015, com o croata a liderar o confronto direto por 3-0 sem nunca ter perdido qualquer set.