Fred Gil perde batalha de três horas e com match point em Oliveira de Azeméis

Por admin - Setembro 26, 2017

Em dois encontros de contornos bastante diferentes, Fred Gil e Tiago Cação foram eliminados nesta terça-feira do Open Azeméis, o torneio Future disputado sobre o piso rápido na cidade oliveirense e que distribui 25 mil dólares em prémios monetários. Tanto Gil como Cação tinham pela frente dois dos principais favoritos à conquista do título.
O encontro que se prolongou durante mais tempo até agora na jornada de hoje foi mesmo o de Fred Gil, que terminou com os parciais de 7-5, 5-7 e 7-6(7). O atual número 471 da hierarquia mundial teve pela frente Roberto Ortega-Olmedo, 283.º mundial e segundo cabeça-de-série, e conseguiu ainda inverter aquele que parecia ser um desaire ao cabo de duas partidas pelo andamento do marcador, mas acabou por não resgatar a vitória.
Gil e Ortega-Olmedo disputaram um terceiro ser muito equilibrado e com várias oportunidades de breaks para os dois lados, incluíndo um break favorável ao sintrense quando o adversário servia para consumar a vitória, a 5-4, e um novo a 6-5. No entanto, Ortega voltaria a impor o seu favoritismo para, ao cabo de mais de 3h19 no tiebreak, e depois de salvar um match point favorável a Gil, seguir rumo à segunda fase da competição.
Mais cedo na jornada desta terça-feira terminou o encontro de Tiago Cação, que não teve armas para lutar contra o terceiro cabeça-de-série da prova, Daniel Masur. O jovem português de 19 anos, número 1117 do ranking, ainda chegou a roubar um jogo de serviço ao alemão, número 211 do mundo, mas sucumbiu pelos parciais de 6-3 e de 6-2 ao cabo de 1h27.
MIguel Semedo é até agora o único jogador português com uma vitória nesta terça-feira, juntando-se assim a Nuno Deus e a Luís Faria nos oitavos-de-final. Tiago Monteiro e Daniel Batista entram em court ainda hoje.