Francisca Jorge conquista primeiro ponto WTA em Ponta Delgada; Murta e Koehler arrasam

Por admin - Setembro 13, 2016
francisca-jorge

Francisca Jorge foi a protagonista da jornada desta terça-feira nos Açores. A jovem de apenas 16 anos, natural de Guimarães, conquistou o seu primeiro ponto para o ranking WTA ao alcançar a sua primeira vitória da carreira em quadros principais de torneios do circuito profissional, avançando para os oitavos de final do evento ITF de Ponta Delgada, dotado de 10 mil dólares em prémios monetários.

Convidada pela organização para disputar a prova, Francisca perdeu a primeira partida, mas conseguiu recuperar e inverter o resultado, surpreendendo a alemã Katharina Hering, terceira cabeça de série e 685.ª WTA, pelos parciais de 2-6, 7-5 e 6-2, ao cabo de 2h20 de embate.

Quem também avançou foram Inês Murta, número dois portuguesa, e Maria João Koehler, número três. As portuguesas precisaram de menos de uma hora nos respetivos embates de estreia para entrarem com o pé direito nos Açores e avançarem aos oitavos de final.

Segunda pré-designada e 672.ª do ranking mundial, Murta necessitou de apenas 46 minutos para aplicar um autêntico corretivo na japonesa Tomoe Yazawa, ausente da classificação WTA, e triunfar por 6-0 e 6-0. Já Koehler, ex-líder da hierarquia nacional e oitava favorita, seguiu um caminho idêntico e só gastou 55 minutos em court para despachar a convidada compatriota Simone Simas por 6-0 e 6-3.

As restantes jogadoras portuguesas em ação – Sara Lança, Ana Filipa Santos e Marta Magalhães – saíram todas eliminadas na ronda inaugural.