Sharapova obrigada a esforço extra para ir aos Jogos Olímpicos

Por admin - Abril 15, 2015

Maria Sharapova anunciou esta terça-feira que não vai participar nas meias-finais da Fed Cup entre Rússia e Alemanha, no fim-de-semana, devido a uma lesão na coxa contraída em Miami. A infelicidade melhor tenista russa de todos os tempos não só compromete quase em absoluto as chances do seu país no confronto com uma seleção alemã repleta de jogadoras em forma, como se vê a fazer contas para ficar elegível para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano.

A Federação Internacional de Ténis (ITF) obriga todas as jogadoras a mostrarem-se disponíveis para participar em pelo menos três eliminatórias da Fed Cup durante os quatro anos de intervalo entre Jogos Olímpicos e em pelo menos duas nos dois anos anteriores. Ao não jogar as meias-finais, Maria Sharapova continua a necessitar de representar a Rússia por mais duas vezes até ao Rio’2016. Se a Rússia não bater a Alemanha nas meias-finais, resta-lhe disputar as duas eliminatórias de fevereiro e abril de 2015 – independentemente de onde e contra quem sejam.

Quem está numa situação um pouco melhor é Venus Williams. A norte-americana também desistiu do playoff do Grupo Mundial diante da Itália – citando problemas pessoais – e tem de disputar uma das eliminatórias em 2016 para poder disputar os Jogos Olímpicos. Serena Williams, por exemplo, já não necessita de representar mais a situação.

Wozniacki na quinta divisão 

É portanto fácil perceber a razão pela qual a dinamarquesa Caroline Wozniacki decidiu viajar até Montenegro para disputar o Grupo III da zona Europa/África, uma espécie de quinta divisão da Fed Cup, duas abaixo daquela em que Portugal tem jogado ao longo dos anos. A ex-número um mundial tem de representar a sua seleção tanto este ano como no próximo caso queira ir ao Rio de Janeiro.

Esta quarta-feira, Wozniacki faz a sua estreia na prova diante da argelina Inês Ibbou, uma jovem de apenas 16 anos… sem ranking mundial. A número cinco mundial é, de resto, a única top-100 presente em Montenegro.