Schwartzman é arrasado em casa e vai afundar-se (ainda mais) no ranking

Por José Morgado - Fevereiro 17, 2023
Schwartzman
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Diego Schwartzman continua a viver aos 30 anos o momento mais complicado da sua bem sucedida carreira. O ex-top 10 que atualmente caiu para fora dos 30 primeiros do ranking, vai afundar-se ainda mais na classificação ATP, depois de esta quinta-feira ter sido eliminado na segunda ronda do ATP 250 de Buenos Aires, o maior torneio do seu país, onde foi campeão em 2021 e ‘vice’ em 2022.

O argentino sofreu a sua 11.ª derrota nos últimos 12 encontros (numa série negra que vem desde o US Open) e caiu no seu primeiro encontro do torneio da sua cidade diante do espanhol Bernabé Zapata Miralles, 74.º ATP, por 6-1 e 6-3, num encontro onde voltou a mostrar todos os problemas que tem tido, provocados por uma enorme falta de confiança e pelo momento difícil que vivendo fora de campo — o pai está doente. Schwartzman vai cair, na melhor das hipóteses, para o 38.º posto ATP na próxima semana.

Em sentido inverso, Lorenzo Musetti, 20.º ATP e terceiro cabeça-de-série, derrotou facilmente o argentino Pedro Cachín por 6-2 e 6-3 e acedeu ao top 8 da prova, que promete encontros de grande nível.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt