Rui Machado: «Às vezes ganhamos, outras vezes perdemos. E a Taça Davis é isto mesmo»

Por admin - Abril 7, 2018

ESTOCOLMO. SUÉCIA. Rui Machado, um dos grandes nomes do ténis português e diretor técnico nacional, esteve presente em Estocolmo na eliminatória frente à Suécia, na qual Portugal saiu derrotado por 3-2 na segunda ronda do Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis. Após o desaire, o ex-tenista algarvio explicou que não foi fácil lidar com este novo formato: eliminatória em apenas dois dias.

“Foi uma eliminatória muito renhida. Infelizmente não saímos daqui com a vitória. Penso que não nos adaptámos tão bem como era esperado ao novo formato, que implica que os jogadores tenham de jogar o par e os singulares no mesmo dia. Era uma situação nova. No próximo ano, se as regras se mantiverem assim vamos ter de nos adaptar um bocadinho melhor e estarmos preparados para isso”, começou por dizer Machado, em declarações exclusivas ao ‘Bola Amarela’, na capital sueca.

“Vamos continuar. O ténis é mesmo assim. Às vezes ganhamos, outras vezes perdemos. E a Taça Davis é isto mesmo. É tão especial porque o fator casa é determinante muitas vezes, desta vez foi, e o ranking conta muito menos do que nos torneios. Aqui os jogadores conseguem superar-se e ter prestações muito diferentes daquelas que têm no circuito e acho que foi o que aconteceu”, sublinhou Rui.

“A equipa foi preparando esta nova situação [novo formato]. Sabíamos que havia a possibilidade de os jogadores se repetirem. Preparámos tudo da maneira que achámos que era a melhor, mas eles também são jogadores profissionais e jogam todas as semanas”, referiu Rui Machado, que falou ainda de Gastão Elias ter sido escolhido para o quinto e decisivo embate.

“Estavam todos os jogadores disponíveis para jogar, mas a equipa ficou decidida e foi aquela que a equipa técnica escolheu. Não vou pôr isso em causa, como é óbvio”, rematou.

ELIMINATÓRIA:

  • João Sousa d. Mikael Ymer: 6-4, 6-4 (1-0 Portugal)
  • Elias Ymer d. Gastão Elias: 7-6(11), 6-4
  • Markus Eriksson/Robert Lindstedt d. João Sousa/Gastão Elias: 7-6(6), 6-2 (2-1 Suécia)
  • João Sousa d. Elias Ymer: 6-4, 6-4
  • Mikael Ymer d. Gastão Elias: 6-3, 6-4 (3-2 Suécia)