Raonic sobrevive a Nadal e encontra Federer nas ‘meias’

Por admin - Março 21, 2015

Era por um embate entre Roger Federer e Rafael Nadal que se fazia figas desde que o BNP Paribas Open teve início, mas Milos Raonic tinha outros planos em mente quando entrou em court na jornada de hoje para medir forças com o jogador maiorquino. Numa verdadeira guerra de vontade, o canadiano arrancou a vitória das mãos de Nadal, ao salvar três match points no segundo set, para vencer pela primeira vez na sua carreira o número três mundial, por 4-6, 7-6(10) e 7-5.

Naquela que foi o maior triunfo da sua carreira, Raonic obrigou Nadal a responder ao serviço seis metros atrás da linha de fundo e manteve sangue frio nos momentos decisivos do encontro, o que se revelou determinante para confirmar a passagem ao top 4 em Indian Wells. Com este triunfo, o número seis do mundo impediu que o Big 4 se voltasse a encontrar nas meias-finais de um torneio pela primeira vez desde o Open da Austrália de 2012.

“Sabia que para vencer era importante lutar muito e colocar tudo em court”, começou por dizer Raonic, que não tinha sofrido qualquer break até esta fase do torneio. Questionado sobre o que pensou quando Nadal lhe desmantelou o serviço, o canadiano foi rápido a responder: “espero que não seja quebrado mais nenhuma vez esta semana”.

Raonic vai lutar por um lugar na final com Roger Federer. O tetracampeão da prova foi o primeiro a entrar em court e o primeiro a assegurar um lugar nas meias-finais do primeiro Masters 1000 da temporada, impondo-se de forma autoritária perante Tomas Berdych, por 6-4 e 6-0.

Depois de um primeiro set em que não permitiu mais do que uma quebra de serviço, o checo revelou-se incapaz de fazer frente ao domínio do helvético, que disparou 21 winners e venceu 88 por cento de bolas com o primeiro serviço, para somar o 51.º triunfo no deserto californiano e o primeiro sobre Berdych em solo norte-americano.

“Não é apenas mais uma vitória, mas outra vitória frente a um top 10; contra o Berdych, que me tem dificultado a vida nos últimos anos”, disse Federer, visivelmente satisfeito com a forma como jogou. “Joguei muito bem do fundo do court, servi bem e movimentei-me bem”, acrescentou.

Federer lidera o confronto direto diante do canadiano por 8-1.