Portugal com 15 elementos na Conferência Mundial de Treinadores

Por admin - Novembro 27, 2015

A cidade de Antalya recebe esta semana a 19.ª Conferência Mundial de Treinadores, a decorrer na Turquia entre 24 e 28 de novembro e realizada não só pela ITF como também pela Federação de Ténis Turca e pela Tennis Europe, que conta com a colaboração de 49 países membros. A representar as cores portugueses está, entre outros elementos, a equipa do Departamento de Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Ténis.

“São 99 países representados e mais de 700 treinadores. É o maior evento de formação do planeta. A delegação portuguesa conta com 15 elementos. Este evento foi precedido pela Conferência Europeia nos dias 22 e 23, na qual Portugal também teve uma apresentação”, disse, ao Bola Amarela, Vítor Cabral, diretor do Departamento de Desenvolvimento, acompanhado por Pedro Lobão, Inês Pereira e Frederico Marques, treinador do número um português João Sousa.

Na apresentação portuguesa, Vítor Cabral analisou a especialização precoce e discutiu as vantagens e as desvantagens inerentes ao desenvolvimento profissional de uma criança na modalidade, assim como a idade da mesma em que se deve dedicar exclusivamente ao ténis para singrar no futuro.

Vítor Cabral na apresentação durante a Conferência Mundial de Treinadores

Para além do Departamento de Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Ténis, marcam também presença os treinadores Rui Silva e João Romeira e o fisioterapeuta Carlos Costa, que tanto ajudou o vimaranense João Sousa na conquista do seu segundo título da carreira na última semana da época, em Valência.

A Conferência Mundial de Treinadores conta igualmente com nomes como Judy Murray, mãe de Andy Murray e capitã da seleção britânica na Fed Cup, que logo na jornada inaugural se debruçou sobre a permanência das jovens jogadoras na competição. O treinador Francis Roig, que auxilia o espanhol Rafael Nadal, também está presente e abordou os pontos principais do jogo moderno.