Maria Inês Fonte avança aos ‘oitavos’ em Oeiras e conquista mais um ponto WTA

Maria Inês Fonte, de 16 anos e 1124.º do ranking mundial, somou esta terça-feira mais um ponto WTA para o seu currículo e garantiu acesso aos oitavos de final do torneio ITF português de Oeiras, que se realiza sobre terra batida e distribui 15 mil dólares em prémios monetários.

Num encontro que não chegou a ter um match point convencional, Inês Fonte, convidada da organização para disputar o quadro principal, beneficiou da desistência da compatriota Inês Teixeira, oriunda da qualificação, quando liderava por 5-7, 6-0 e 4-0, ao fim de 2h15 de embate.

Nos oitavos de final, Maria Inês Fonte, que registou o seu primeiro triunfo em quadros principais ITF desde junho de 2017, mede forças com a vencedora do confronto entre a húngara Panna Udvardy, primeira cabeça de série da competição e 394.ª WTA, e a qualifier francesa Lucie Wargnier, atualmente ausente da tabela mundial.

Já Rita Maria Pinto, jovem portuguesa de 17 anos e convidada da organização, não seguiu o rumo dos triunfos e cedeu na ronda inaugural para Valeria Bhunu, do Zimbábue, pelos parciais de 2-6, 7-6(7) e 6-2, em 2h33.