João Domingues joga muito bom ténis mas perde para Fabio Fognini nos ‘oitavos’ em São Paulo

João Domingues, número quatro português e 194.º do ranking ATP, apresentou ténis de elevado nível mas acabou eliminado esta quarta-feira à noite nos oitavos de final do Brasil Open 2018, prova de nível ATP 250 disputada em São Paulo e na qual o oliveirense de 24 anos entrou no quadro principal oriundo da fase de qualificação.

À procura dos seus primeiros quartos de final ATP da carreira, Domingues ofereceu excelente réplica ao italiano Fabio Fognini, segundo cabeça de série e número 20 mundial, ganhando pontos de belo efeito. No entanto, apesar de ter liderado por 4-1 na primeira partida, o português cedeu pelos parciais de 7-5 e 6-1, num encontro resolvido em 68 minutos.

Domingues, que em provas ATP já havia disputado os oitavos de final do Millennium Estoril Open em 2017, controlou o início do compromisso, desmontando o ténis do transalpino com variações, nomeadamente alguns slices e amorties. No entanto, a meio do primeiro parcial, Fognini encontrou algum do seu ténis habitual e nunca mais deixou fugir o comando das operações.

Apesar da derrota, João Domingues deverá subir mais de 15 posições no ranking mundial ATP, ficando cada vez mais próximo da sua melhor classificação de sempre, o 166.º lugar. O jovem luso deverá viajar agora para Santiago do Chile, onde jogará um evento de nível challenger na próxima semana.