Jelena Ostepenko garante lugar no WTA Finals

Jelena Ostapenko tornou-se, esta madrugada, na sétima jogadora a qualificar-se para o WTA Finals de Singapura, a prova de encerramento da temporada, onde só cabem as oito melhores jogadoras do ano e que se disputa entre 22 e 29 deste mês de outubro.

A surpreendente campeã de Roland Garros, oitava do ranking mundial, reservou uma das duas vagas ainda disponíveis para o restrito torneio após a sua vitória sobre Samantha Stosur, por 6-3 e 7-5, rumo aos oitavos-de-final de Pequim, na China, tendo ainda beneficiado da desistência de Johanna Konta do torneio de Hong Kong, na próxima semana.

Konta pode assegurar o último lugar do WTA Finals, se Carolina Garcia não alcançar as meias-finais esta semana em Pequim e Elena Vesnina ou Ashleigh Barty não conquistarem o título. Garcia, por seu lado, é a única jogadora que pode ficar com o sétimo lugar de Ostapenko no WTA Finals, enviando a letã para a oitava posição.

Por agora, sete das oito participantes têm já o bilhete para Singapura reservado: Garbiñe Muguruza, Simona Halep, Karolina Pliskova, Elina Svitolina, Venus Williams, Caroline Wozniacki e Jelena Ostapenko. Entretanto, o WTA fez saber que Sloane Stephens, campeã do Open dos Estados Unidos, não vai ter direito a wildcard.