Patrick Mouratoglou: «A melhor notícia para Sharapova é que Serena não está no US Open»

Por admin - Setembro 3, 2017
Patrick-Mouratoglou

Maria Sharapova está, neste momento, na luta por um lugar nos quartos-de-final do US Open, naquele que é o seu primeiro torneio do Grand Slam após a suspensão. Apesar da boa fase, ainda está longe dos velhos tempos, mas nem por isso Patrick Mouratoglou, treinador de Serena Williams, baixa a guarda, alegando que, por exemplo, a russa não deveria ter recebido um wild card para o US Open. Em entrevista ao New York Times, o francês revela acreditar que Sharapova sobe o nível quando Serena não está em prova.

“Quando a Maria entra num torneio, a melhor notícia possível para ela é que Serena não esteja no sorteio. Serena é a melhor de todos os tempos, não dominou somente a Maria”, esta declaração é apenas uma introdução para uma ideia mais vincada de Mouratoglou. “O que fez Roland Garros (negar um convite a Sharapova) seria uma grande mensagem para o mundo do ténis. É positivo, seja uma superestrela ou não, que se dê o mesmo tratamento a toda a gente”.

O francês apela mesmo a regulamentação nesse sentido. “Devia-se votar uma norma que impeça os regressados de doping de receber wild cards. Não acho que o US Open envie uma boa mensagem. Mas sei que é emocionante para qualquer diretor ter Sharapova no seu torneio, o estádio fica cheio, os patrocinadores e a TV felizes, etc.”.

Quanto a aspetos mais técnicos do ténis, Mouratoglou acredita que Sharapova não vai ter facilidades para avançar cada vez mais no US Open. “Surpreender-me-ia se isso acontecesse, mas pode fazê-lo. Ela jogou um primeiro encontro incrível. Toda a gente estava impressionada, inclusivamente eu, mas nos encontros seguintes não chegou sequer perto desse nível. Agora vêm melhores tenistas e se ela não aumenta muito o seu nível, vai perder rápido. Tanto física como mentalmente vai sofrer e jogadoras como a Sloane Stephens estão num nível altíssimo”.