6-0 6-0 em todos os Grand Slams? Só uma pessoa o conseguiu

Por Susana Costa - Janeiro 27, 2016

Victoria Azarenka despediu-se de Melbourne Park na jornada desta quinta-feira, perdendo a oportunidade de repetir os feitos alcançados em 2012 e 2013, anos em que conquistou o título, mas o que é facto é que a edição número 104 do Open da Austrália fica marcada por um memorável facto protagonizado pela bielorrussa.

Não estamos a falar da famosa Dab, mas sim do duplo 6-0 que aplicou a Alison van Uytvanck na primeira ronda, 53 minutos depois de entrar em court. Uma “bicicleta” na qual Azarenka apanhou boleia para o topo de uma lista onde só ela entra. A número 16 da tabela classificativa tornou-se na única jogadora no ativo a ter aplicado duas “rodinhas” em todos os Grand Slams.

Sorana Cirstea foi a primeira vítima, em 2008, na terra batida de Roland Garros, mas não foi a única romena a provar o veneno da bielorrussa de 26 anos. Um ano depois, já na relva de Wimbledon, Raluca Olaru também teve o mesmo tratamento. Em 2013 foi a vez da alemã Dinah Pfizenmaier se juntar ao lote.

Azarenka foi derrotada esta quinta-feira por Angelique Kerber em duas partidas (6-3, 7-5), nos quartos-de-final do Grand Slam inaugural da temporada.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/tennis_photos/status/689921060351918080?ref_src=twsrc%5Etfw

Descobriu o que era isto das raquetes apenas na adolescência, mas a química foi tal que a paixão se mantém assolapada até hoje. Pelo meio ficou uma licenciatura em Jornalismo e um Secundário dignamente enriquecido com caderno cujas capas ostentavam recortes de jornais do Lleyton Hewitt. Entretanto, ganhou (algum) juízo, um inexplicável fascínio por esquerdas paralelas a duas mãos e um lugar no Bola Amarela. A escrever por aqui desde dezembro de 2013.