Gastão vence em três sets e avança em Montevideu

O tenista português Gastão Elias prosseguiu esta terça-feira o seu bem-sucedido périplo sul-americano, ao vencer o boliviano Hugo Dellien em três ‘sets’, na primeira ronda do ‘challenger’ de Montevideu.
O tenista da Lourinhã, que esta semana voltou a figurar como número dois nacional, impôs-se por 6-3, 1-6 e 6-1, em uma hora e 33 minutos.
Elias entrou com o pé direito no torneio uruguaio, quebrando o primeiro serviço do número 232 do ‘ranking’ ATP e chegando a liderar por 3-0. No entanto, Dellien devolveu o ‘break’ no quinto jogo, e obrigou o tenista luso a lutar por nova quebra de serviço, conquistada logo de seguida.
Com um ‘break’ à melhor, o jogador nacional avançou para o triunfo por 6-3 no primeiro parcial. A liderar, o 121.º classificado da hierarquia mundial baixou de nível, sofrendo dois ‘breaks’ para ceder o segundo ‘set’ por 6-1.
De regresso à posição que ocupou quase em permanência nos últimos anos — na segunda-feira, ultrapassou o amigo Pedro Sousa no ‘ranking’, voltando a ser o número dois português -, o 121.º jogador mundial soube reagir, conquistando um ‘break’ providencial no segundo jogo do derradeiro ‘set’.
Elias manteve o ascendente e ampliou a vantagem no sexto do jogo, fechando o encontro da primeira ronda com 6-1 no terceiro parcial.
Na segunda ronda, o português vai defrontar o colombiano Alejandro González (384.º), que entrou no ‘challenger’ de Montevideu com ‘ranking’ protegido.
Nos últimos quatro ‘challengers’ em que participou, Elias chegou sempre, pelo menos, aos quartos de final, sagrando-se vencedor em Campinas (Brasil) e sendo semifinalista em Buenos Aires (Argentina) e Guayaquil (Equador).