Os números da primeira semana de Wimbledon

Por admin - Julho 3, 2016

Houve incontáveis paragens devido à chuva, os jogadores entraram e saíram do court demasiadas vezes no mesmo encontro e o Middle Sunday passou a “Sunday do desenrasca”, mas está finalmente terminada a primeira semana do torneio de Wimbledon. Findadas as três primeiras rondas, é altura de pegar na calculadora e analisar o que nos dizem os números sobre a prestação dos jogadores.

Setor masculino

Mais de 20 encontros terminados apenas numa quinta partida, qualquer coisa 25 mil e 500 pontos disputados e mais de um terço desses pontos acabados com um winner.

[table id=7 /]

Feitas as contas, os jogadores do quadro de singulares masculino dispararam 2,1 winners e cometeram 1,56 winners a cada jogo que passava, fazendo assim um balanço positivo. Mas se da linha de fundo (e, especialmente em Wimbledon, também à rede) é assim, como será no serviço? Bom, o resultado é… previsível:

[table id=8 /]

John Isner deu por concluída a sua prestação na terceira ronda e aos pés de Jo-Wilfried Tsonga, mas ainda deverá ficar algum tempo no topo da tabela, se é que de lá irá sair. Os quase 2400 ases superam em larga escala as 892 duplas faltas, e o principal culpado aqui é Paul-Hugues Herbert, com um total de 27 duplas-faltas nos três encontros disputados. O serviço mais rápido até ao momento foi protagonizado por Milos Raonic, que arremessou uma bomba a 230 km/h.

Setor feminino

Aqui não há quinto set, mais no setor feminino houve mais encontros disputados “na negra” do que no setor feminino. Comparativamente com os homens, e como seria de esperar, as senhores disputaram quase menos dez mil pontos

[table id=9 /]

Falando em médias, elas erram mais. Por cada jogos disputado, as jogadoras batem em média 1,9 winners e 2 erros diretos – sim, feitas as contas, e como se vê em cima, os erros superam os winners.

Na tabela dos ases, Serena Williams surge num modesto segundo lugar pelo facto de ter mais um encontro disputado do que a líder da tabela, eliminada na segunda ronda por Misaki Doi – mas já na tabela dos serviços mais velozes, o saque a 197 km/h coloca Serena no topo. Para quase 630 ases temos um total de… 732 duplas-faltas:

[table id=10 /]

A segunda semana vem aí. Ready? Play!

Via Wimbledon