Como Nadal inspirou equipa brasileira de voleibol a conquistar o ouro

Por admin - Agosto 22, 2016

Os Jogos Olímpicos encerraram apenas há meia dúzia de horas, mas as razões para lhe sentirmos a falta são já muitas.  O incrível e especial ambiente que se viveu na Aldeia Olímpica nas últimas três semanas continua a fazer-se sentir, com alguns episódios inspiradores a ganhar protagonismo.

A seleção brasileira de voleibol conquistou este domingo a medalha de ouro, depois de vencer a Itália por três sets a zerol, mas a história podia ter terminada sem final tão feliz para a comitiva local, que nos quartos-de-final viu dois dos seus titulares saírem do campo lesionados.

Nessa altura, o médico da seleção canarinha, Álvaro Chamecki, decidiu impedir que a motivação da sua seleção caísse, mostrando aos jogadores um vídeo de Rafael Nadal durante o Open da Austrália, em 2011. Tal como Lucarelli e Lipe, o espanhol lesionou-se durante os quartos-de-final, diante de David Ferrer, mas recusou-se a desistir, mesmo não estando bem fisicamente.

Toni Nadal chegou a aconselhar o seu sobrinho a abandonar o court, mas Nadal rejeitou de pronto a ideia: “Toni, estou nos quartos-de-final do Open da Austrália. Não desisto nem que me ca***”. Uma frase que ganhou grandes proporções, por transparecer o espírito de sacrifício, a raça e a combatividade do maiorquino. As características que Chamecki quis transportar para a sua equipa num momento delicado.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=2VrtiMLglls

A mensagem parece ter sido totalmente percebida pela seleção brasileira, especialmente pelos lesionados Lucarelli e Lipe, que, no jogo das meias-finais, diante da Rússia, alinharam grandes prestações.