Denunciada diferença de prize money entre campeões: Djokovic ganhou 50 vezes mais do que Jamie Murray

Por José Morgado - Setembro 12, 2018
September 8, 2018 – 2018 US Open Mixed Doubles Champions Jamie Murray and Bethanie Mattek-Sands.

É certo e sabido que a variante de pares tem sido encarada historicamente como uma espécie de ‘parente pobre’ do ténis, mas a verdade é que a evolução dos prize moneys nos grandes eventos mundiais só tem agudizado ainda mais esse desequilíbrio.

A denúncia foi feita por Cameron Norrie, campeão de pares do Millennium Estoril Open, ao dar os parabéns a Jamie Murray, seu compatriota, em relação ao título de pares mistos ao lado de Bethanie Mattek Sands. “Parabéns Jamie! Ele vai ganhar 75 mil dólares e o campeão de singulares 3,8 milhões. É bizarro! Mais amor pelos pares…”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt