Brasileiro acusa doping em Portugal e é suspenso

Por José Morgado - Setembro 12, 2018

O brasileiro Igor Marcondes acusou positivo no Future de Loulé, em março, e conheceu esta quarta-feira a punição que enfrentará após uma extensa investigação e deliberação da Agência Mundial de Antidoping.

Aos 21 anos de idade, Marcondes testou positivo para hidroclorotiazida, uma substância diurética utilizada no tratamento de hipertensão e inchaços. Durante a investigação, a AMA concluiu que não houve intenção ou negligência por parte do atleta na contaminação.

Ainda segundo o comunicado, o tenista receberá uma punição de 9 meses de suspensão dos courts, contando do dia 8 de março de 2018, data em que foi colhida a amostra contaminada. O período de suspensão foi agravado ainda pelo fato de outros dois atletas, Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner, terem sido testados positivos para a mesma substância recentemente e informado que houve contaminação cruzada na farmácia de manipulação que utilizaram, alegando que, mediante o conhecimento destes factos, o tenista deveria ter redobrado sua cautela.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt