ITF testa sistema de arbitragem mais eficaz do que o Hawk-Eye

Por admin - Dezembro 19, 2016

Chama-se FOXTEEN e, ao que tudo indica, prepara-se para revolucionar o mundo do ténis, mais precisamente o sistema eletrónico de arbitragem, dando um chega para lá no Hawk-Eye (ou olho de falcão). A Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que o novo e inovador método de captação da trajetória da bola foi testado e aprovado pela própria ITF, pelo ATP, pelo WTA e pelos quatro Grand Slams.

Datas para a sua implementação nos circuitos ainda não há, mas há já várias revelações feitas acerca do novo sistema eletrónico. Usa, por exemplo, mais de 40 câmaras para medir a velocidade e a trajetória da bola, gerando mais de 2500 imagens por segundo. Quando combinado com lasers, pode reproduzir mais de 150 mil imagens por segundo.

Níveis de precisão e eficácia nunca antes conseguidos. Para funcionar, o Hawk-Eye, implementando oficialmente no torneio de Miami em 2006, precisa de pelo menos seis câmaras espalhadas pelo court, um número que fica muito aquém das 40 usadas pelo FOXTEEN Top Real Precision System.

“É uma honra ter trabalhado com as organizações internacionais de ténis para desenvolver um produto tão extraordinário como este”, disse o diretor da FOXTEEN. Estou convencido de que será dado um passo em frente em termos de implementação de tecnologia no ténis, fortalecendo e apoiando o trabalho dos oficiais nas suas decisões e no sucesso que procuram”.

Ainda que vá já gozando de boa fama, antes de ter luz verde para atuar nos torneios oficiais a nova coqueluche eletrónica vai ter de passar por testes específicos em grandes cenários tenísticos.