Gonçalo Oliveira conclui com sucesso Universidade ATP: «Houve momentos de muito trabalho e diversão»

Por admin - Março 18, 2018

De mochila às costas e bloco na mão. Gonçalo Oliveira regressou esta semana a uma sala de aulas e o resultado final não poderia ter sido melhor. O portuense de 23 anos, 206.º do ranking mundial, foi um dos alunos da Universidade ATP em Miami, que decorreu entre 15 e 17 de março, e, após três dias intensos de trabalho e também de alguma diversão, recebeu o desejado certificado em como concluiu o programa com sucesso.

“Foi uma semana em que nos conhecemos melhor num ambiente diferente do normal. Tivemos momentos de muito trabalho mas também de diversão, foi muito agradável. Este programa deu-me a conhecer a forma como funciona a organização da ATP e também as pessoas que trabalham nela”, começou por dizer, ao Bola Amarela, o já diplomado português, que contou com a companhia de nomes como Stefanos Tsitsipas (71.º ATP), Casper Ruud (196.º), Arthur De Greef (249.º), entre outros.

“Primeiro tivemos um jantar de convívio com todos os jogadores e representantes da ATP. No segundo dia iniciámos às 8h30 com aulas de nutrição, impostos, comunicação social e anti-doping. No dia seguinte continuámos com aulas de vistos, aplicações financeiras, criação de uma fundação e ameaças nas redes sociais”, contou-nos Oliveira, já no aeroporto, à espera de mais um voo para o continente europeu.

“No último dia continuámos a aprender sobre algumas regras dentro e fora do court, aprendemos o nível de segurança que temos de ter em cada torneio e falámos também sobre os seguros de saúde. Por último foram-nos apresentadas as novas regras, que terão início no próximo ano”, rematou o filho e pupilo de Abílio Oliveira, que, nos dias que antecederam o início da Universidade, aproveitou os belíssimos courts do Miami Open para treinar com o compatriota e amigo Gastão Elias.

Elias, número dois português e 105.º da hierarquia mundial, vai disputar a fase de qualificação do Miami Open, prova de categoria Masters 1000, ao passo que Oliveira chega este domingo à cidade de Lille, no norte de França, para disputar o quadro principal de mais uma prova de nível challenger. Na primeira ronda, já sabe que vai defrontar um jogador oriundo do qualifying.