A história de Tomeu, o melhor amigo de Nadal que está com ele na China: «Rafa é um sobredotado»

Se acompanhou com atenção o ATP 500 de Pequim, ganhou por Rafael Nadal, terá reparado numa cara nova na equipa técnica do número um do Mundo: o jornal ‘El Espanol’ foi contar-nos de quem se trata: Bartolomeu Salvá Vidal, ou apenas ‘Tomeu’, como gosta de ser chamado, é um nome que diz pouco aos fãs de ténis. Ex-top 300 de singulares (e top 150 de pares) em 2007, o maiorquino de 30 anos é o melhor amigo de Rafael Nadal.

Foi com Rafa que começou a jogar ténis, em criança, foi com ele que viajou para os primeiros torneios, que somou os primeiros títulos (foram campeões de pares da Europa e do Mundo em todos os escalões juvenis) e foi também muito por culpa dele que deixou o ténis. “Aos 17 anos eu era top 400, aos 20 era top 300. Em condições normais isso nem era mau, mas o meu barómetro era sempre o Rafael. Coloquei demasiada pressão em mim. Estagnei enquanto Rafa deu passos de gigante. Não consegui dar o passo mentalmente”.

Rafa e Tomeu após perderem a final de Barcelona

Tomeu retirou-se… aos 21 anos. “Inicialmente era apenas uma paragem temporarária. Tive sempre portas abertas para voltar. Em 2008, desisti de jogar a partir de abril, mas depois mantive-me ativo, servi de parceiro de treinos da Ana Ivanovic, que era número um do Mundo, viajei com o Rafa algumas semanas e comecei depois a trabalhar como treinador com a Federação das Baleares. Gostei muito desse meu papel e por aí fiquei”.

Salvá, que não viajava com Nadal desde Indian Wells 2015, está na China com o seu melhor amigo a promover a Academia do maiorquino, onde trabalha desde que esta foi criada e é um dos principais responsáveis. A experiência de viajar com Rafa é, garante, sempre uma grande emoção. “É muito bonito viajar com ele. Ele é um sobredotado mas com o qual podes falar tranquilamente de ténis. Podes debater com ele porque ele é muito crítico e tem uma visão muito argumentada de todos os assuntos.”

Tomeu trabalha na Academia de Nadal e treina muitas vezes com o amigo
Sobre o autor
-

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social.
Jornalista do Jornal Record desde 2013.
Entrou no Bola Amarela em 2008 e ainda por aqui está, a escrever sobre a modalidade que verdadeiramente o apaixona.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *